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Universidade Federal do Acre
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Título | Salve-me Quem Puder |
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Coordenador | Maria Rafaela Martins Taveira |
A ação é desenvolvida exclusivamente em ambiente virtual? | Não |
Local de realização | Escola de Educação Infantil Brinquedoteca. |
Cidade de realização | Outra(s) cidade(s) |
Outra(s) cidade(s) de realização da ação | Cruzeiro do Sul / Acre |
Área temática | Saúde, esporte e lazer |
Área de Conhecimento | Ciências da Saúde |
Centro/Unidade Integradora | Centro Multidisciplinar de Cruzeiro do Sul |
Data de início da execução | 05/02/2023 |
Data de término da execução | 05/02/2024 |
Carga horária semanal da ação | 6 |
Carga horária total da ação | 312 |
Carga horária semanal do coordenador | 6 |
Carga horária total do coordenador | 312 |
Estimativa de pessoas da comunidade externa a serem atendidas | 100 |
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Essa atividade consiste em uma Formação Continuada voltada para os professores da rede pública do Ensino Básico? | |
Número de número de professores que serão atendidos para a realização da formação continuada | |
A ação é desenvolvida ou tem parceria com alguma escola pública? | Sim |
A ação é desenvolvida em parceria com outra(s) instituição(ões), em caso positivo identifique-a(s) | Faculdade de Medicina - ITPAC de Cruzeiro do Sul (Instituto Tocantinense Presidente Antonio Carlos). CNPJ: 02.941.990/0009-45. |
Arquivo do termo de cooperação ou documento de intenção da parceria (email, ofício, etc.) (PDF) | |
Não se aplica o termo de cooperação | False |
escola |
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ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO INFANTIL BRINQUEDOTECA |
Apresentação/Resumo | Os acidentes em ambiente escolar como engasgos (obstrução das vias aéreas), cortes, traumas, fraturas, afogamentos, envenenamentos, sangramentos, entre outras ocorrências sempre foram fatores de atenção e passaram a ganhar mais notoriedade a partir de 2018 com a criação da Lei Lucas (LEI Nº 13.722, DE 4 DE OUTUBRO DE 2018) que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil. Com intuito de capacitar professores e funcionários do ambiente de ensino infantil em primeiros socorros pediátricos, este projeto piloto de extensão buscará preencher uma lacuna existente no âmbito da educação permanente de saúde, voltado para escolas primárias trará mais segurança e confiança para o ambiente escolar, podendo ser ampliado futuramente para mais escolas até a total cobertura da rede de ensino. |
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Justificativa | Desde 2018, com o sancionamento da Lei nº 13.722, conhecida como Lei Lucas, tornou-se obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil. A necessidade da lei ficou evidenciada após um acidente ocorrido com Lucas Begalli, uma criança de 10 anos de idade, que faleceu por asfixia mecânica em um passeio escolar após um engasgo com um pedaço de salsicha do cachorro-quente que serviram no lanche, na ocasião nenhum professor ou outro profissional da escola se encontrava capacitado para prestar socorros básicos contra a obstrução das vias aéreas por corpos estranhos (OVACE), nem conhecia as manobras básicas de reanimação cardiopulmonar pediátrica (RCP pediátrica). |
Objetivo Geral | Realizar treinamento em saúde teórico-prática sobre primeiros socorros com professores do ensino infantil da uma escola da rede municipal de Cruzeiro do Sul – Acre. |
Objetivos Específicos | Ensinar o reconhecimento de emergências clínicas e traumáticas que exijam acionamento do Serviço Médico de Urgência (SAMU). |
Metodologia | 1ª Etapa: Será realizada uma reunião com o secretário municipal de educação e o secretário municipal de saúde para levantamento diagnóstico da situação de saúde atual e pactuar a ação, bem como, identificar a escola com maior vulnerabilidade da rede e/ou com maior necessidade de receber o projeto. |
Conteúdos a serem abordados | Identificação e manobras de contenção de emergência clínica (convulsões e intoxicação exógena). |
Acompanhamento e Avaliação da ação | As ações serão coordenadas e acompanhadas pela docente coordenadora do projeto. |
Resultados e/ou impactos esperados | Espera-se que com a implementação das noções básicas de primeiros socorros para professores e funcionários garanta um ambiente escolar mais seguro para as crianças e que esses profissionais se sintam aptos a agir nas diversas situações de emergência que se fizerem necessárias. Esse projeto surge como um piloto para que futuramente a capacitação possa ser estendida a todas as escolas, assim como demanda a lei 13.722, DE 4 DE OUTUBRO DE 2018) que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil. |
Referências | BRASIL. Lei Nº 13.722, de 04 de outubro de 2018. Dispõe sobre a obrigatoriedade da capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil. Brasília, DF: Diário Oficial da União, 2018. |
Nome completo | modalidade | Instituição | Outras | Carga horária semanal | Carga horária total |
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Adriele Karlokoski Cunha de Oliveira | Colaborador | Outra IES | ITPAC CZS | 5 | 180 |
Andressa da Silva Machado | Colaborador discente | UFAC | 5 | 180 | |
Eliana Sombra de Farias | Colaborador discente | Outra IES | ITPAC | 5 | 180 |
Eloizi Cezar dos Santos Piccinelli | Colaborador discente | Outra IES | ITPAC CZS | 5 | 180 |
Emanuel Kristian Da Silva Pereira | Colaborador discente | UFAC | 5 | 180 | |
Evandro Piccinelli da Silva | Colaborador | UFAC | 5 | 180 | |
Francisco Emersson Alves Neves | Colaborador discente | UFAC | 5 | 180 | |
Iara Fernanda Vasconcelos de Oliveira e Silva | Colaborador discente | UFAC | 5 | 180 | |
Isabelle Victória Martins Vieira | Colaborador discente | UFAC | 5 | 180 | |
Junia Silva Resende | Colaborador discente | UFAC | 5 | 180 | |
Kailani Silva De Oliveira | Colaborador discente | UFAC | 5 | 180 | |
Karine da Silva Rogério | Colaborador discente | UFAC | 5 | 180 | |
Karine Oliveira Lima | Colaborador discente | UFAC | 5 | 180 | |
Leticia Calzavara Guimarães | Colaborador | Outra IES | ITPAC CZS | 5 | 180 |
Madson Huilber da Silva Moraes | Colaborador | Outra IES | ITPAC CZS | 5 | 180 |
Maria Clicia Lima de Melo | Colaborador discente | UFAC | 5 | 180 | |
Maria Rafaela Martins Taveira | Coordenador | UFAC | 6 | 312 | |
Marliton Vinicius Pedrosa Evangelista | Colaborador discente | UFAC | 5 | 180 | |
Pauliana Oliveira da Silva | Colaborador discente | UFAC | 5 | 10 | |
Pedro Victor Oliveira Dias | Colaborador discente | Outra IES | ITPAC | 5 | 180 |
René Morais de Abreu | Colaborador discente | UFAC | 5 | 180 | |
Ricardo Tozi | Colaborador discente | Outra IES | ITPAC CZS | 5 | 180 |
Safira Almeida Dene | Colaborador discente | UFAC | 5 | 180 | |
Sarah Lisboa dos Santos | Colaborador discente | Outra IES | ITPAC CZS | 5 | 180 |
Uesli Lima da Silva | Colaborador discente | UFAC | 5 | 180 | |
Vinicius de Sena Moraes | Colaborador discente | Outra IES | ITPAC CZS | 5 | 180 |
Waleria Evangelista do Nascimento | Colaborador discente | UFAC | 5 | 180 | |
Yasmym Damasceno Siqueira | Colaborador discente | UFAC | 5 | 10 |