Universidade Federal do Acre
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Título | Propedêutica em enfermagem: desenvolvendo conhecimento e aperfeiçoando habilidades em exame físico. |
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Coordenador | Charlene Maria Ferreira de Lima |
A ação é desenvolvida exclusivamente em ambiente virtual? | Não |
Local de realização | 1)Hospital Regional do Juruá |
Cidade de realização | Outra(s) cidade(s) |
Outra(s) cidade(s) de realização da ação | Cruzeiro do Sul |
Área temática | Saúde, esporte e lazer |
Área de Conhecimento | Ciências da Saúde |
Centro/Unidade Integradora | Centro Multidisciplinar de Cruzeiro do Sul |
Data de início da execução | 15/05/2023 |
Data de término da execução | 15/05/2024 |
Carga horária semanal da ação | 5 |
Carga horária total da ação | 350 |
Carga horária semanal do coordenador | 7 |
Carga horária total do coordenador | 350 |
Estimativa de pessoas da comunidade externa a serem atendidas | 56 |
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A ação é desenvolvida ou tem parceria com alguma escola pública? | Não |
A ação é desenvolvida em parceria com outra(s) instituição(ões), em caso positivo identifique-a(s) | 1) Hospital Regional do Juruá - CNPJ:08.563.756/0002-31. |
Arquivo do termo de cooperação ou documento de intenção da parceria (email, ofício, etc.) (PDF) | Não enviado |
Não se aplica o termo de cooperação | True |
Apresentação/Resumo | Definida como a ciência e arte de cuidar, a enfermagem assisti ao indivíduo, família e/ou comunidade atendendo suas necessidades básicas, de forma a torná-lo independente dessa assistência. Esta assistência pode ser pelo ensino do auto cuidado; do auxílio na recuperação, através da manutenção e promoção a saúde em colaboração com outros profissionais. |
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Justificativa | Ao assistir o paciente a enfermagem deve considerar os aspectos biopsicossociais e espirituais Faz-se necessário que o enfermeiro tenha conhecimento técnico e científico. para assistir o seu cliente. Ao realizar uma boa anamnese e um completo exame físico torna-se possível aumentar o elo de confiança entre profissional de saúde e cliente, coletar dados indispensáveis para o seu tratamento, identificar sinais e sintomas. Vale ressaltar que a anamnese e o exame físico, são as etapas inicias do PE. O enfermeiro tem encontrado dificuldades na aplicação da metodologia da assistência de enfermagem como instrumento científico de trabalho. Tais dificuldades estão diretamente relacionadas às precárias condições de trabalho, ao quantitativo insuficiente de funcionários e à formação acadêmica dos profissionais enfermeiros que não está voltada para a valorização da aplicabilidade da SAE e suas respectivas etapas. Outros aspectos relevantes à não aplicabilidade da SAE são o aprendizado tecnicista em detrimento de uma abordagem mais científica e a lógica da priorização do tratamento curativo. Vale ressaltar que é através da anamnese e do exame físico que é possível conhecer melhor os nossos clientes e planejar uma assistência não só curativa, mas também preventiva. demais etapas desse contato. (LIMA, et al 2020, SILVA 2015). |
Objetivo Geral | Capacitar e estimular a realização do exame físico por efermeiros que atuam na assistência de enfermagem do Hospital Regional do Juruá e Unidade de Pronto Atendimento do Vale do Juruá Jaques Pereira Braga. |
Objetivos Específicos | - Fornecer capacitação/atualização teórica-prática em exame físico para enfermeiros que atuam no Hospital do Juruá e Unidade de Pronto atendimento |
Metodologia | O projeto será realizado em três etapas. Na primeira será realizado um nivelamento para a equipe de colaboradores do projeto,através de cursos voltados para a temática central. Os cursos serão ministrados pelo coordenador do projeto e demais professores que compõe a equipe. Após o período de preparo da equipe será iniciado a segunda etapa, onde parte da equipe será direcionada para o Hospital Regional do Juruá e outra para a Unidade de Pronto Atendimento, nestes locais serão realizadas as palestra de capacitação para os enfermeiros destas unidades. |
Conteúdos a serem abordados | - Desenvolvimento do pensamento crítico e raciocínio clínico em enfermagem. |
Acompanhamento e Avaliação da ação | As ações de avaliação serão a partir da avaliação direta do professor coordenador do projeto. Reuniões de avaliação periódicas ao final de cada etapa. Na terceira etapa as reuniões ocorrerão semanalmente entre os professores e acadêmico e ao final de cada mês será realizada consulta aos enfermeiros participantes no decorrer do projeto. |
Resultados e/ou impactos esperados | Esperamos com o projeto incentivar a realização de uma avaliação de enfermagem de qualidade pelos enfermeiros assistenciais das unidades participantes, bem como motivar e qualificar os acadêmicos que fazem parte do projeto na realização do exame físico. Desta forma a realização do exame físico pelo enfermeiro, que apesar dos aspectos legais que a tornam obrigatória atualmente ainda é uma prática subjugada e relegada a segundo plano pela maior parte dos profissionais. Esperamos, portanto que aumente consideravelmente a realização do exame físico como rotina e que este seja feito com qualidade e que a partir destes profissionais capacitados e motivados outros profissionais busquem aperfeiçoar e colocar em prática. |
Referências | AZEVEDO DM, et al. Da academia à realidade: uma reflexão acerca da prática do exame físico nos serviços de saúde. Sal & Transf Soc. 2013 4(4):106-110. BARROS, Alba Lucia B L. Anamnese e exame físico: avaliação diagnóstica de enfermagem no adulto. Porto Alegre: Artmed, 2021. BARROS, Alba Lucia B L. LOPES Juliana de Lima . A legislação e a sistematização da assistência de enfermagem. Enfermagem em Foco [Online], 1.2 (2010): 63-65. Disponível em:http://revista.cofen.gov.br/index.php/enfermagem/article/view/17 Conselho Federal de Enfermagem. Resolução Cofen nº 358/2009. Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem. Disponível em: http://www.portalcofen.gov.br/Site/2007/materias.asp?ArticleID=10113§ionID=34 HORTA, W. de A. Enfermagem: teoria das necessidades humanas básicas. Enf. Novas Dimens., São Paulo, 5(3):133-6, 1979. LIMA, T. et al.; Exame físico na enfermagem: avaliação do conhecimento teórico-prático. Nursing (Säo Paulo) ; 23(264): 3906-3913, maio.2020. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio1102347#:~:text=Os%20dados%20revelaram%20%C3%ADndices%20de,f%C3%ADsico%20(73%2C8%25). SILVA, C. M. C. DA .; TEIXEIRA, E. R.. Exame físico e sua integralização ao processo de enfermagem na perspectiva da complexidade. Escola Anna Nery, v. 15, n. Esc. Anna Nery, 2015 15(4), out. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ean/a/mLtF4wzkKMGvDMnGxpVMqJG/? TANNURE MC, Pinheiro AM. SAE: Sistematização da Assistência de Enfermagem: Guia Prático. 3ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2017. |
Nome completo | modalidade | Instituição | Outras | Carga horária semanal | Carga horária total |
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Aline Stefanie Rodrigues da Silva | Colaborador discente | UFAC | 6 | 312 | |
Patrícia da Glória Santos da Costa | Colaborador discente | UFAC | 6 | 312 | |
Lucas Silva de Araújo | Colaborador discente | UFAC | 6 | 312 | |
Iara Fernanda Vasconcelos de Oliveira e Silva | Colaborador discente | UFAC | 6 | 312 | |
Giselle Amaral da Silva | Colaborador discente | UFAC | 6 | 312 | |
Ana Lice Andrade Rodrigues | Colaborador discente | UFAC | 6 | 312 | |
Andressa da Silva Machado | Colaborador discente | UFAC | 6 | 312 | |
Lívia Thainá Souza da Silva | Colaborador discente | UFAC | 6 | 312 | |
Maria Cauana Conceição Silveira | Colaborador discente | UFAC | 6 | 312 | |
Amanda Michele Pimentel Morais | Colaborador discente | UFAC | 6 | 312 | |
Kailane Silva de Oliveira | Colaborador discente | UFAC | 6 | 312 | |
Waleria Evangelista do Nascimento | Colaborador discente | UFAC | 6 | 312 | |
Tamires Nascimento Costa | Colaborador | UFAC | 6 | 312 | |
Evandro Piccinelli da Silva | Colaborador | UFAC | 6 | 312 | |
Vivian Victória Vivanco Valenzuela | Colaborador | UFAC | 6 | 312 | |
Charlene Maria Ferreira de Lima | Coordenador | UFAC | 7 | 350 |
Documentos complementares (PDF) | Não enviado |
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A ação conta com Financiamento externo? | Não |
Nome da instituição | |
CNPJ | |
Valor do Financiamento | R$ 0,00 |
Informações adicionais | |
Comprovante de parceria ou aprovação do Finaciamento (PDF) | Não enviado |