Universidade Federal do Acre
Pró-reitoria de Extensão e Cultura
Diretoria de Ações de Extensão


1: Identificação da proposta
Título

Desenvolvimento de recursos didáticos para apoio ao ensino de Ciências, Biologia e Química durante o Ensino Remoto/Híbrido.

Coordenador

André Ricardo Ghidini

A ação é desenvolvida exclusivamente em ambiente virtual?

Sim

Local de realização

Universidade Federal do Acre, Campus Rio Branco, Rodovia BR 364, Km 04 - Distrito Industrial, Rio Branco - AC, 69920-900.

Cidade de realização

Rio Branco

Outra(s) cidade(s) de realização da ação

Rio Branco

Área temática

Educação

Área de Conhecimento

Ciências Humanas

Centro/Unidade Integradora

Centro de Ciências Biológicas e da Natureza

Data de início da execução

01/08/2021

Data de término da execução

30/11/2021

Carga horária semanal da ação

5

Carga horária total da ação

90

Carga horária semanal do coordenador

5

Carga horária total do coordenador

90

2: Previsão de pessoas envolvidas
Estimativa de pessoas da comunidade externa a serem atendidas

6

Essa atividade consiste em uma Formação Continuada voltada para os professores da rede pública do Ensino Básico?

Número de número de professores que serão atendidos para a realização da formação continuada

A ação é desenvolvida ou tem parceria com alguma escola pública?

Sim

A ação é desenvolvida em parceria com outra(s) instituição(ões), em caso positivo identifique-a(s)

Colégio Acreano (01.197.077/0001-66), Escola Estadual Raimundo Gomes de Oliveira (01.175.511/0001-07), Colégio de Aplicação - CAP, Escola Estadual Mário de Oliveira (01.201.406/0001-03)

Arquivo do termo de cooperação ou documento de intenção da parceria (email, ofício, etc.) (PDF)

Não enviado

Não se aplica o termo de cooperação

True

3: Parceria com Escolas
escola
ESC COLEGIO DE APLICACAO UFAC
ESC COLEGIO ACREANO
ESC RAIMUNDO GOMES DE OLIVEIRA
ESC DR MARIO DE OLIVEIRA
4: Detalhamento da Ação de Extensão
Apresentação/Resumo

A criação de novas formas de ensino, centradas no aluno e utilizando recursos tecnológicos incentiva e promove a aprendizagem, fortalece a construção do conhecimento e envolve o aluno durante todo o processo, se distanciando das metodologias tradicionais de ensino. O presente projeto tem por objetivo o desenvolvimento de recursos de ensino inovadores para apoiar o ensino em escolas públicas de Rio Branco/Acre, durante o período de ensino Remoto/Híbrido. Os estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Química da Universidade Federal do Acre (UFAC), serão colocados em contato com professores das escolas públicas e com a supervisão destes, produzindo sequências didáticas, roteiros de estudos, videoaulas e outros recursos didáticos que venham a dar suporte ao trabalho docente durante o ensino remoto/híbrido. Os estudantes serão colocados no papel de planejadores e desenvolvedores dos recursos didáticos, que irão contribuir em otimizar e aperfeiçoar o ensino de Ciências, Biologia e Química nas escolas públicas.

Justificativa

Os novos desafios, solicitações e exigências decorrentes da constante transformação social das últimas décadas têm tido repercussões profundas em todos os sistemas educativos, em particular, na formação de professores.
O ensino básico no Brasil tem sido atravessado por inúmeras transformações e reformas, mais notadamente a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) que promoveu uma ressignificação do ensino e aprendizagem, consolidou o ensino por competências e habilidades e deu o ponto de partida na reformulação dos currículos estaduais que estão em franca renovação e reordenação (BARBOSA; COLARES, 2021).
A relação do ensino de Ciências e recursos didáticos, está pautada de forma mais ampla pelo entendimento da BNCC em lançar mão do conhecimento científico e tecnológico, tornando possível aos alunos, compreender os fenômenos e conhecer o mundo, o ambiente, e a dinâmica da natureza, desconfigurando o ensino transmissivo e valorizando o uso de recursos didáticos para um ensino voltado ao protagonismo do aluno e contextualizado (BRASIL, 2018).
Neste sentido, o ensino de ciências se apresenta de forma articulada entre si e a tecnologia, demonstrando ampla relevância e eficácia quando o contexto dos recursos e tecnologias é inserido no ensino. Sob o olhar de Bertusso et al. (2020), para o ensino de ciências existem inúmeros recursos inovadores que podem contribuir no processo de aprendizagem. No que tange à esses recursos, Dourado et al. (2014), aponta que as TIC’s se tornaram um elo entre o professorado e o alunado, onde novas estratégias de ensino inovam a maneira de fazê-lo, gerando interação entre o aluno, o professor e o cenário atual. Nesse sentido, é importante que o docente saiba utilizar as ferramentas tecnológicas, que muitas vezes são pouco conhecidas do professor, por não serem incluídas no desenvolvimento das aulas remotas/híbridas.
Nicola e Paniz (2016) afirmam que utilização de recursos no processo de ensino podem possibilitar a aprendizagem dos alunos de forma mais significativa, tornando os conteúdos apresentados pelo professor mais contextualizados e propiciando aos alunos a ampliação de conhecimentos já existentes ou a construção de novos conhecimentos.
Com a utilização de recursos didáticos diferentes é possível tornar as aulas mais dinâmicas, possibilitando que os alunos compreendam melhor os conteúdos e que, de forma interativa e dialogada, possam desenvolver sua criatividade, sua coordenação, suas habilidades, dentre outras (SOUZA, 2007).
Essas questões se fazem ainda mais relevantes, sobretudo, ao momento de pandemia do novo coronavírus, iniciada em 2019, responsável por causar a doença COVID-19. Com o avanço da pandemia e atendendo às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) de manter o isolamento social, as aulas presenciais nas escolas e nas instituições de ensino superior da rede pública e privada de todo o país foram paralisadas. A partir daí, um novo modelo de ensino foi adotado, interfaces digitais passaram a ser utilizadas para contornar este momento atípico e manter a continuidade das atividades de classe.
Com esse inesperado método de ensino, coube às escolas e professores se adaptarem à digitalização e fazerem uso das interfaces digitais de ensino, para que dessa maneira, pudessem dar continuidade às suas atividades escolares. Nascimento (2016), considera necessário estar atualizado com as tecnologias, para dessa maneira, acompanhar o mundo e suas adversidades. O qual está cada vez mais competitivo e globalizado, exigindo profissionais mais preparados e aptos a lidar com a complexidade e diversidade das informações.
Neste contexto, os cursos de formação docente, os quais também foram impactados pelos modelos de ensino remoto/híbrido também tem encontrado dificuldades na formação prática do futuro professor e no desenvolvimento de práticas pedagógicas adequadas ao cenário que se construiu.
Desta forma, o referido projeto de extensão se faz indispensável para a efetivação do ensino das práticas pedagógicas associadas ao trabalho docente, funcionando não só como ponto de contato entre universidade-escola, mas também permitindo aos licenciandos o exercício da produção de recursos didáticos adaptados ao ensino remoto/híbrido.

Objetivo Geral

Desenvolver recursos didáticos de apoio ao ensino remoto/híbrido de Ciências, Biologia e Química em conjunto com professores da Educação Básica em escolas públicas do município de Rio Branco, AC.

Objetivos Específicos

- Inventariar em conjunto com professores da educação básica de Rio Branco, as condições e necessidades do trabalho docente remoto/híbrido.
- Construir o planejamento do ensino remoto/híbrido junto aos professores da educação básica de Rio Branco, considerando as melhores ferramentas e recursos didáticos em consonância com o contexto escolar.
- Elaborar recursos didáticos e mecanismos de avaliação da aprendizagem de Ciências, Biologia e Química que possam ser aplicados em sala de aula pelo professor.

Metodologia

A presente pesquisa será desenvolvida em escolas públicas da cidade de Rio Branco, a serem selecionadas no início do Projeto, sendo cada uma delas localizadas em regiões distintas da cidade, e de preferência com realidades sociais distintas.
Serão inventariadas informações gerais da escola, como tempo de funcionamento, turno, número de alunos geral, número de alunos por turma e por série. Especificamente para as disciplinas de Ciências (Ensino Fundamental), Biologia e Química (Ensino Médio), serão realizadas reuniões virtuais com os professores, para levantar informações como: conteúdo de maior dificuldade, conteúdo de maior interesse; metodologia de ensino preferencial.
Após esses encontros virtuais, os estudantes atenderão demandas específicas dos professores da educação básica para produzir recursos didáticos em consonância com o contexto escolar local, levando em consideração o conteúdo, currículo, nível de dificuldade e condições dos alunos.
Os recursos didáticos produzidos podem ser: roteiro de estudos, guias didáticos, sequências didáticas, estudos dirigidos, vídeo-aulas, aulas virtuais síncronas, entre outros. Os recursos didáticos produzidos, após avaliação pelos coordenadores do projeto, serão depositados na plataforma Educapes.

Conteúdos a serem abordados

O projeto será desenvolvido em 3 etapas sequências, abaixo determinadas:
1ª Etapa – Organização das equipes de trabalho em grupos e designação a um docente: Os estudantes matriculados em disciplinas teórico-práticas de ensino de Ciências, Biologia e Química serão organizados em grupos (a serem definidos) e serão atribuídos a um professor da educação básica lotado em uma escola pública do município de Rio Branco, AC.
2ª Etapa – Contato com a prática docente e levantamento das necessidades: Os estudantes, professores da educação básica e coordenadores de projeto, através de reuniões virtuais, irão definir as necessidades de recursos didáticos para o efetivo aprendizado do conteúdo, e levando em consideração o contexto escolar, determinarão os recursos didáticos necessários e suas diretrizes de desenvolvimento.
3ª Etapa – Desenvolvimento dos recursos didáticos, avaliação e validação: Os estudantes desenvolverão recursos didáticos de acordo com as diretrizes dos professores da educação básica, atendendo aos critérios determinados pelo contexto escolar, currículo, planejamento docente e demanda. Os recursos didáticos serão desenvolvidos pelos estudantes participantes do projeto, sob orientação do professor da Educação Básica e coordenadores do projeto. O recurso didático será avaliado posteriormente e depositado no repositório educacional “Educapes” como forma de socialização da produção do projeto.

Acompanhamento e Avaliação da ação

O projeto terá dois momentos como avaliação, o primeiro momento deverá contemplar as propostas de recursos didáticos considerando sua integração com os projetos locais, estaduais e nacionais de pesquisa no Ensino de Ciências, Biologia e Química bem como, com os interesses das instituições envolvidas, considerando também o que é importante para o professor da Educação Básica que participará das atividades durante a realização do projeto. No segundo momento, haverá uma ficha de avaliação, aplicada individualmente para cada recurso didático produzido pelos estudantes participantes, socializada posteriormente em reunião de avaliação de modo a desenvolver o espírito do professor-reflexivo.

Resultados e/ou impactos esperados

Como resultado previsto das atividades que serão desenvolvidas durante a realização deste projeto, tem-se a produção de material didático educativo visual, virtual e online, além do aperfeiçoamento da prática de ensino dos licenciandos, em atendimento ao que é estabelecido para o currículo da educação básica atualmente. Dessa forma, os resultados esperados deverão contribuir para a formação prática docente dos acadêmicos da graduação; colaborar com a formação continuada dos docentes dos cursos de Licenciatura participantes do projeto e cooperar para a divulgação científica na comunidade escolar, promovendo assim a alfabetização e o letramento científico da comunidade civil acreana.

Referências

BARBOSA, L.L.; COLARES, M.L.I.S. 2021. Reforma do ensino médio: desafios e possibilidades da educação integral. Cad. Pesq. 26(2), 295-316. http://dx.doi.org/10.18764/2178-2229.v26n2p295-316.
BERTUSSO, F.R.; MACHADO, E.G.; TERHAAG, M.M.; MALACARNE, V. 2020. A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ensino de Ciências: um paradigma a ser vencido. Res. Soc. Devel. 9(12), e26691211099. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i12.11099
BRASIL. Ministério da Educação. 2018. Base Nacional Comum Curricular. Brasília. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 27 ago. 2021.
DOURADO, I.F.; SOUZA, K.L.; CARBO, L.; MELLO, G.J.; AZEVEDO, L.F. 2014. Uso das TIC no Ensino de Ciências na Educação Básica: uma Experiência Didática. Rev. Ens. Educ. C. Hum. 15, 357-365. https://doi.org/10.17921/2447-8733.2014v15n0p%25p
NASCIMENTO, E.S. 2016. A utilização da internet nas aulas de biologia: estudo de caso em uma escola da rede estadual de Alagoas. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática), Universidade Federal de Sergipe, Sergipe, 2016. Disponível em: https://ri.ufs.br/handle/riufs/5074. Acesso em: 11 maio 2021.
NICOLA, J.A.; PANIZ, C.M. 2016. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de ciências e biologia. Infor, Inov. Form., Rev. NEaD-Unesp. 2(1), 355-381.
SOUZA, S. E. 2016. O uso de recursos didáticos no ensino escolar. In: I ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, IV JORNADA DE PRÁTICA DE ENSINO, XIII SEMANA DE PEDAGOGIA DA UEM, Maringá, 2007. Arq. Mudi. Periódicos. Disponível em: <http://www.pec.uem.br/pec_uem/revistas/arqmudi/volume_11/suplemento_02/artigos/019.df>. Acesso em: 22 mar. 2016.

5: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU)

Selecione um ou mais objetivos. Quantidade de itens selecionados: 0

6: Equipe de Trabalho
Nome completo modalidade Instituição Outras Carga horária semanal Carga horária total
Adriano Barbosa Barreto Colaborador discente UFAC 4 40
André Ricardo Ghidini Coordenador UFAC 5 90
Ariele da Costa Barreto Colaborador discente UFAC 4 40
Camila de Araújo Lima Colaborador discente UFAC 4 40
Camila Matos Batista Colaborador discente UFAC 4 40
Débora Jemima Machado de Lima Colaborador discente UFAC 4 40
Flávia Catrine Feitosa dos Santos Colaborador discente UFAC 4 40
Francisca suelen dos Santos Souza Borges Colaborador discente UFAC 4 40
Francisco Khalil Monteiro Rodrigues Colaborador discente UFAC 4 40
Gahelyka Agtha Pantano Souza Colaborador UFAC 5 90
Joyce Cristina de Lima Santiago Colaborador discente UFAC 4 40
Luan Mesquita Guerra Colaborador discente UFAC 4 40
Luis Fernando da Silva Barbosa Colaborador discente UFAC 4 40
Mayara Monteiro de Andrade Colaborador discente UFAC 4 40
Quetila Vieira do Nascimento Colaborador discente UFAC 4 40
Railine Vitória Menezes de Oliveira Colaborador discente UFAC 4 40
Suanny Lima da Rocha Colaborador discente UFAC 4 40
Vanderleia Paulino da Silva Colaborador discente UFAC 4 40
Virna Maria de Araújo Colaborador discente UFAC 4 40
7: Financiamento Externo
Documentos complementares (PDF)

Não enviado

A ação conta com Financiamento externo?

Não

Nome da instituição

CNPJ

Valor do Financiamento

R$ 0,00

Informações adicionais

Comprovante de parceria ou aprovação do Finaciamento (PDF)

Não enviado

Documentos complementares (PDF)

Não enviado