![]() |
Universidade Federal do Acre
|
![]() |
---|
Título | Desenvolvimento de recursos didáticos para apoio ao ensino de Ciências, Biologia e Química durante o Ensino Remoto/Híbrido. |
---|---|
Coordenador | André Ricardo Ghidini |
A ação é desenvolvida exclusivamente em ambiente virtual? | Sim |
Local de realização | Universidade Federal do Acre, Campus Rio Branco, Rodovia BR 364, Km 04 - Distrito Industrial, Rio Branco - AC, 69920-900. |
Cidade de realização | Rio Branco |
Outra(s) cidade(s) de realização da ação | Rio Branco |
Área temática | Educação |
Área de Conhecimento | Ciências Humanas |
Centro/Unidade Integradora | Centro de Ciências Biológicas e da Natureza |
Data de início da execução | 01/08/2021 |
Data de término da execução | 30/11/2021 |
Carga horária semanal da ação | 5 |
Carga horária total da ação | 90 |
Carga horária semanal do coordenador | 5 |
Carga horária total do coordenador | 90 |
Estimativa de pessoas da comunidade externa a serem atendidas | 6 |
---|---|
Essa atividade consiste em uma Formação Continuada voltada para os professores da rede pública do Ensino Básico? | |
Número de número de professores que serão atendidos para a realização da formação continuada | |
A ação é desenvolvida ou tem parceria com alguma escola pública? | Sim |
A ação é desenvolvida em parceria com outra(s) instituição(ões), em caso positivo identifique-a(s) | Colégio Acreano (01.197.077/0001-66), Escola Estadual Raimundo Gomes de Oliveira (01.175.511/0001-07), Colégio de Aplicação - CAP, Escola Estadual Mário de Oliveira (01.201.406/0001-03) |
Arquivo do termo de cooperação ou documento de intenção da parceria (email, ofício, etc.) (PDF) | Não enviado |
Não se aplica o termo de cooperação | True |
escola |
---|
ESC COLEGIO DE APLICACAO UFAC |
ESC COLEGIO ACREANO |
ESC RAIMUNDO GOMES DE OLIVEIRA |
ESC DR MARIO DE OLIVEIRA |
Apresentação/Resumo | A criação de novas formas de ensino, centradas no aluno e utilizando recursos tecnológicos incentiva e promove a aprendizagem, fortalece a construção do conhecimento e envolve o aluno durante todo o processo, se distanciando das metodologias tradicionais de ensino. O presente projeto tem por objetivo o desenvolvimento de recursos de ensino inovadores para apoiar o ensino em escolas públicas de Rio Branco/Acre, durante o período de ensino Remoto/Híbrido. Os estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Química da Universidade Federal do Acre (UFAC), serão colocados em contato com professores das escolas públicas e com a supervisão destes, produzindo sequências didáticas, roteiros de estudos, videoaulas e outros recursos didáticos que venham a dar suporte ao trabalho docente durante o ensino remoto/híbrido. Os estudantes serão colocados no papel de planejadores e desenvolvedores dos recursos didáticos, que irão contribuir em otimizar e aperfeiçoar o ensino de Ciências, Biologia e Química nas escolas públicas. |
---|---|
Justificativa | Os novos desafios, solicitações e exigências decorrentes da constante transformação social das últimas décadas têm tido repercussões profundas em todos os sistemas educativos, em particular, na formação de professores. |
Objetivo Geral | Desenvolver recursos didáticos de apoio ao ensino remoto/híbrido de Ciências, Biologia e Química em conjunto com professores da Educação Básica em escolas públicas do município de Rio Branco, AC. |
Objetivos Específicos | - Inventariar em conjunto com professores da educação básica de Rio Branco, as condições e necessidades do trabalho docente remoto/híbrido. |
Metodologia | A presente pesquisa será desenvolvida em escolas públicas da cidade de Rio Branco, a serem selecionadas no início do Projeto, sendo cada uma delas localizadas em regiões distintas da cidade, e de preferência com realidades sociais distintas. |
Conteúdos a serem abordados | O projeto será desenvolvido em 3 etapas sequências, abaixo determinadas: |
Acompanhamento e Avaliação da ação | O projeto terá dois momentos como avaliação, o primeiro momento deverá contemplar as propostas de recursos didáticos considerando sua integração com os projetos locais, estaduais e nacionais de pesquisa no Ensino de Ciências, Biologia e Química bem como, com os interesses das instituições envolvidas, considerando também o que é importante para o professor da Educação Básica que participará das atividades durante a realização do projeto. No segundo momento, haverá uma ficha de avaliação, aplicada individualmente para cada recurso didático produzido pelos estudantes participantes, socializada posteriormente em reunião de avaliação de modo a desenvolver o espírito do professor-reflexivo. |
Resultados e/ou impactos esperados | Como resultado previsto das atividades que serão desenvolvidas durante a realização deste projeto, tem-se a produção de material didático educativo visual, virtual e online, além do aperfeiçoamento da prática de ensino dos licenciandos, em atendimento ao que é estabelecido para o currículo da educação básica atualmente. Dessa forma, os resultados esperados deverão contribuir para a formação prática docente dos acadêmicos da graduação; colaborar com a formação continuada dos docentes dos cursos de Licenciatura participantes do projeto e cooperar para a divulgação científica na comunidade escolar, promovendo assim a alfabetização e o letramento científico da comunidade civil acreana. |
Referências | BARBOSA, L.L.; COLARES, M.L.I.S. 2021. Reforma do ensino médio: desafios e possibilidades da educação integral. Cad. Pesq. 26(2), 295-316. http://dx.doi.org/10.18764/2178-2229.v26n2p295-316. |
Nome completo | modalidade | Instituição | Outras | Carga horária semanal | Carga horária total |
---|---|---|---|---|---|
Adriano Barbosa Barreto | Colaborador discente | UFAC | 4 | 40 | |
André Ricardo Ghidini | Coordenador | UFAC | 5 | 90 | |
Ariele da Costa Barreto | Colaborador discente | UFAC | 4 | 40 | |
Camila de Araújo Lima | Colaborador discente | UFAC | 4 | 40 | |
Camila Matos Batista | Colaborador discente | UFAC | 4 | 40 | |
Débora Jemima Machado de Lima | Colaborador discente | UFAC | 4 | 40 | |
Flávia Catrine Feitosa dos Santos | Colaborador discente | UFAC | 4 | 40 | |
Francisca suelen dos Santos Souza Borges | Colaborador discente | UFAC | 4 | 40 | |
Francisco Khalil Monteiro Rodrigues | Colaborador discente | UFAC | 4 | 40 | |
Gahelyka Agtha Pantano Souza | Colaborador | UFAC | 5 | 90 | |
Joyce Cristina de Lima Santiago | Colaborador discente | UFAC | 4 | 40 | |
Luan Mesquita Guerra | Colaborador discente | UFAC | 4 | 40 | |
Luis Fernando da Silva Barbosa | Colaborador discente | UFAC | 4 | 40 | |
Mayara Monteiro de Andrade | Colaborador discente | UFAC | 4 | 40 | |
Quetila Vieira do Nascimento | Colaborador discente | UFAC | 4 | 40 | |
Railine Vitória Menezes de Oliveira | Colaborador discente | UFAC | 4 | 40 | |
Suanny Lima da Rocha | Colaborador discente | UFAC | 4 | 40 | |
Vanderleia Paulino da Silva | Colaborador discente | UFAC | 4 | 40 | |
Virna Maria de Araújo | Colaborador discente | UFAC | 4 | 40 |
Documentos complementares (PDF) | Não enviado |
---|---|
A ação conta com Financiamento externo? | Não |
Nome da instituição | |
CNPJ | |
Valor do Financiamento | R$ 0,00 |
Informações adicionais | |
Comprovante de parceria ou aprovação do Finaciamento (PDF) | Não enviado |
Documentos complementares (PDF) | Não enviado |